quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Compulsão, Costume, Mania...

Pegar o trem/metrô aqui em São Paulo tem sido uma experíência interessante: graças ao bom criador não tenho necessidade de faze-lo nos horários de Rush, mas algo tem me chamado a atenção: Domingo desses, voltando do cinema, lá pelas 23 horas, estava na Estação da Luz...quando o trem chegou saltaram sei-lá-eu de onde dezenas de pessoas que se jogaram no trem como se estivessem correndo do inferno num desespero incomparável...
E eu disse "dezenas" de pessoas...nos trens cabem centenas...=P
Não havia necessidade alguma daquilo, todas as pessoas caberiam confortavelmente sentadas nos vagões se tivessem entrado calma e gentilmente...como couberam de fato.
Comentando isso com um "nativo" ele me justificou que as pessoas estão acostumadas a fazer isso ao irem para o serviço, escola, que na verdade horários tranquilos é que eram exceção...
Notei isso várias outras vezes depois...sempre fico a margem, espero todo mundo entrar...ramente sento, prefiro observar em pé...
Lembrei de outros momentos em que as pessoas agem de uma forma que não precisam, apenas por costume...e então me pergunto: Será que fazemos coisas como mentir, enganar, trair as pessoas que nos amam também como esses do trem fazem? Apenas por compulsão, costume, mania...?
Talvez sim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário